texturas-de-papinhasComo vocês podem ver na figura (fonte: internet) na introdução da alimentação complementar deve, ao máximo, evitar de oferecer alimentos BATIDOS (no liquidificador ou mixer) e nem PENEIRADOS 👎🏼.
As vezes no desespero em fazer o bebê 👶🏽começar aceitar algum alimento, a mamãe 👩🏽 prepara a comida com a textura mais “lisa” (batido ou batido e peneirado). E isso muitas vezes funciona. Mas na verdade você estará apenas postergando um problema, a aceitação da comida com texturas mais granulosas 😁.
Muitas crianças demoram um pouco mais tempo para aceitar a alimentação sólida, afinal é complicado mesmo, né⁉️ se coloca no bebê 👶🏻: durante 6 meses da vida dele, ele só conhecia 1 tipo de alimento – o leite – líquido com gosto ímpar, doce, e aí de um dia pro outro você quer que ele coma banana 🍌 com outra textura, cor, odor e sabor❓

Dicas para esse momento:

  1. Não se desespere, mantenha a calma;
  2. Ofereça sistematicamente (todos os dias no mesmo horário);
  3. Ofereça os alimentos bem amassados, mas só amassados com garfo 🍴❗️;
  4. Criança começou a ficar irritada, não force, não insista, tire do cadeirão para que ela não crie uma relação ruim com a comida 😉. Lembre-se o ato de se alimentar tem que ser um momento prazeroso 🙌🏼.
Além disso, sabe-se que alimentos batidos e/ou peneirados tem baixa densidade energética e perda nutricional alta 😮.
Tem crianças que irão começar a comer efetivamente lá pelos seus 8 ou 9 meses, enquanto isso dá-lhe leite materno 💃🏻💃🏻💃🏻.
Um estudo de 2010 feito por Caetano e colaboradores diz o seguinte: “A alimentação complementar saudável e diversificada representa uma oportunidade para que a criança seja exposta a ampla variedade de alimentos que irão formar as bases para hábitos alimentares saudáveis futuros. A modulação das preferências alimentares a partir de práticas nos primeiros anos de vida tem sido amplamente explorada na literatura”.
Ou seja, fique forte 💪🏼 e firme 👊🏼 que em breve você colherá frutos ☺️.

Texturas de papinhas